sexta-feira, 1 de junho de 2018

Inverno existencial


Quando se revestiu da natureza humana, Cristo ligou a Si a humanidade com um laço de amor que nunca pode ser desfeito por poder algum, exceto a escolha do próprio homem!
Ellen G. White
Sexta-feira, dia 01 de junho de 2018. São 22:35 horas, estou em meu quarto na cidade de Cerquilho-SP, a noite é fria, o inverno chegou. Para muitos está é uma informação qualquer, para outros pode ser que haja alguma relevância, porém, a análise de tais fatos me levou a uma reflexão e desejo agora compartilhar com vocês. Espiritualmente falando, no que você pensa quando o assunto é frio? Eu penso em desanimo, descuido, estado em que a pessoa não busca mais orientação do Alto, e não tem mais uma comunhão com o Criador. (Está é apenas uma definição particular, se você procurar, certamente encontrará diversas opiniões a respeito da pergunta que lhe fiz). Existe também a frieza emocional. E, segundo a Wikipédia a frieza emocional "É um temo que designa pessoas que estão cientes de algo mas estão (ou fingem estar) despreocupados para com o ocorrido." Está afirmação deixa bem claro que estamos vivendo uma época muito fria, e eu não estou falando da quarta estação, mas de  um inverno existencial. Você liga a TV e as notícias não são as melhores...corrupção, guerra, assassinato, violência domestica, abuso infantil, roubo, sequestro etc,etc. Muitas vezes me senti sufocada e clamei pela volta de Cristo, mas confesso que infelizmente, muitas vezes apenas olhei para a reportagem apenas aguardando a programação seguinte começar, triste isso, saber que muitas vezes eu sou fria. Você consegue se identificar?, infelizmente a maioria das respostas serão sim, mas isto não quer dizer que você é uma pessoa ruim, mas quer dizer que está começando a deixar que a frieza desde século comece a te afetar...mas calma, não é o fim, felizmente há uma solução, há um remédio, e ele se chama amor.Algumas vezes é muito difícil falar de amor, é como falar do Tigre-do-Cáspio, uma espécie que habitava a China, o Curdistão, o Irã, o Afeganistão e a Turquia. Desapareceu definitivamente nos anos 1960 , e eu apenas sei que existiu tal espécie pela existência de arquivos históricos, mas se me pedissem  para dar detalhes sobre o seu comportamento no reino animal, eu não conseguiria, isto porque eu nunca o vi, nem mesmo por vídeos, apenas por uma imagem antiga em preto e branco... será que para alguém o amor é um Tigre-de-Cáspio, algo que conhece apenas por relatos de uma pesquisa, ou por ser ainda um assunto usado para campanhas publicitárias em diversos meios de comunicação? Ou será que o amor para muitos é apenas uma palavra como outra qualquer? Hoje ao ligar a TV , ouvi um homem falar que ele não fala que ama, que nunca falou essa frase para uma namorada, e foi questionado por tal afirmação, não conseguiu responder direito se já sentiu amor alguma vez, e ao ser questionado se amava a sua mãe, quase não conseguiu afirmar que sim. O amor é o remédio, ouço frases assim, vejo imagens ilustrando está afirmação, vejo comerciais , leio textos... acho bom, muitas vezes as frases aquecem, as imagens me fazem refletir e os textos me  emocionam, mas eu sei que o amor é bem maior que tudo isso. A Wikipédia tem duas definições para amor "Substantivo masculino1-Forte afeição por outra pessoa, nascida por laços de consanguinidade ou de relações sociais.2-Atração baseada no desejo sexual."Mas  a Bíblia tem uma definição extraordinária sobre o amorAquele que não ama não conhece a Deus; Pois Deus é amor. 1João 4:8Esta afirmação bíblica me faz entender porque o amor é capaz de reverter qualquer situação negativa, capaz de curar a frieza existencial, porque o amor é o próprio Deus. Ele é o amor, e Ele sente amor .Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai  ao filho a quem quer bem. Provérbios 3:12. O verdadeiro amor não se limita apenas a palavras, o amor é algo que você prova com atitudes, assim como Deus, aquele que é o amor, provou o seu amor por seus filhos "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu único Filho, para que todo aquele que nEle crer não pereça, mas tenha vida eterna. João 3:16" . Quando você conhece o amor, é muito fácil falar sobre ele, um sentimento nobre, que transforma vidas... o amor é capaz de aquecer um coração congelado pelas mazelas deste mundo, o amor é capaz de transformar vidas, de converter pessoas do mau caminho, o amor opera milagres, mas ele só pode agir no coração que der espaço.Com o aumento da violência, da falsidade, das armadilhas e enganos sociais, as pessoas tem se fechado cada vez mais para o amor. Uma moça que se enregou antes do casamento e foi abandonada por seu namorado dificilmente voltará a acreditar  em "amor" provavelmente, ela sempre terá aquele receio, e poderá até fechar-se totalmente, mas não é impossível que ela volte a confiar, dependerá das provas, dos pequenos gestos e atitudes daquele que está disposto a conquistar o seu coração. As desilusões amorosas costumam mudar a forma de pensar e agir da maioria das pessoas, poucas continuam crédulas quando o assunto é amor, mas existem corações tão aquecidos que são capazes de superar qualquer frustração e não permitir que tal acontecimento lhes tire a esperança de dias melhores, isso é o reflexo do amor, e então eu volto a lembrar que Deus nos ama, pois mesmo conhecendo o nosso interior , da nossa corrupção, Ele não desiste de nos amar, e esta sempre disposto a nos dar uma segunda chance. Quando o coração humano decide dar a oportunidade para que O amor atue toda a sua história pode mudar, como já falei antes, o amor é o remédio, e posso afirmar que não há contra-indicações e nem restrições, não tem horário determinado, podendo ser ingerido a qualquer hora do dia, e quanto mais você tomar, melhor você ficará. Os efeitos causados pelo amor é contagiante, e quem toma doses cavalares sofrerá um overdose positiva, afetando primeiro as pessoas mais próximas , e posteriormente as que observam a sua vida e palavras, o amor só faz bem.Ao contrario do que algumas pessoas pensam, uma pessoa amável não é necessariamente uma pessoa perfeita, escrevo isto pois as pessoas mais frias tendem a esperar uma falha humana para justificar a sua condição, e continuar em sua zona de conforto, pois é mais fácil ser uma pessoa fria assumida e se blindar contra as frustrações futuras, do que dar a cara a tapa e possivelmente decepcionar-se. Ser frio pode evitar que você se decepcione com alguém, mas não pode te livrar de decepcionar-se consigo mesmo. Eu acredito que a maior conquista de um ser humano é ser útil e amado por alguém, desacreditar nisto é como abrir a janela do quarto em uma madrugada de inverno, e cobrir-se com um lençol, isso é tentar ter controle da situação, é acreditar que a vida é como uma selva onde vence o mais forte, é ignorar que nascemos para amar e também sermos amados. Mas, acreditar no amor, é ver que a janela quebrou durante a madrugada fria, e ao não conseguir fechar, você se cobre com um cobertor pesado que ao mesmo tempo que te aquece, te isola dos ventos e te faz dormir tranquilamente até o raiar do dia. Entenda, você é o lençol, cristo é o cobertor. Sozinho você pode conseguir esconder a ferida , mas com Cristo ela será apenas uma cicatriz, nem sempre tudo será como antes do machucado, mas com certeza, você será uma pessoa melhor.Na frase "Eu sofria, agora sou fria" não revela uma pessoa feliz, mas que se esconde, que foge, que desistiu das coisas boas que estão porvir. Particularmente, hoje eu desejo que Cristo aqueça novamente o meu coração, que eu me torne mais sensível e forte, sim ,eu não vejo a sensibilidade como fraqueza, as pessoas sensíveis são as que mais apanham mas sempre estão de pé, amando novamente. Quero amar ao próximo, tarefa difícil porém necessária para o nosso crescimento, aprender a perdoar, a não carregar o fardo enorme que é a magoa no coração. Quero aprender a viver, e não apenas a sobreviver, a vida não tem que ser uma selva onde o mais forte devora o mais fraco, mas um lar onde o mais forte estende a mão para ajudar, cumprindo assim o mandamento dAquele que nos amou primeiro. "Amem uns aos outros como eu vos amei" João 13:34.Reflita também na frase que citei logo acima... não desfaça este laço de amor com Cristo, antes, aqueça cada dia mais essa relação, não seja uma grade congelada.Um forte abraço da sua amiga Jacy Santos
Jacy Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A que tens dado valor?

Constantemente nós buscamos oque de fato  não precisamos para uma vida boa levar. Diariamente a gente sofre silenciosamente tentando e...