segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

NARCISISMO x CRISTIANISMO


O narcisista está sempre no jogo ganha-perde e competindo com as pessoas para se sobrepor em alguma área, mesmo que seja daquele que mais faz caridade.
Busca a previsibilidade para poder se antecipar e ganhar o jogo, por isso evita eventos ou situações inusitadas nas quais não tenha o repertório de comportamentos na manga.
Costuma sentir uma insatisfação crônica – quando não tédio – porque nada atinge sua expectativa ideal de si, e nada é o suficiente.
Com certa frequência acha que tem baixa autoestima, pois sendo perfeccionista, nada basta para satisfazer seu Olimpo performático. Não raro cai em "depressão" quando sua vida não alça o voo desejado.
A ansiedade é uma companheira constante por querer controlar antecipadamente cada evento que catapulte seu jogo de vitória.
Sua tortura constante é se comparar com todos estabelecendo onde está no ranking de competências pessoais. Se sente inferior (e raivoso) aos melhores e certa satisfação quando sabe que tem gente pior.
Suas relações são regadas de uma carência nem sempre manifesta, mas sempre exigindo que os outros atendam necessidades que nem sabem se podem ou querem atender.
O maior ponto cego de seus impasses com os outros é não conseguir ver como suas ações afetam os outros e mesmo que veja costuma não se importar e achar que tudo é um draminha.
Eu achei maravilhoso o texto do Dr. Frederico Matos-Psicólogo ( texto acima),e isso fez-me refletir em como o narcisismo tem prejudicado também a nossa vida espiritual.
Em contraste aos narcisistas  os cristãos devem ser humildes,devem ter sua atenção voltada a Cristo e aos seus semelhantes.
Jesus é e sempre será perfeito e no entanto Ele não perdeu tempo aqui se auto elogiando e sim ajudando as pessoas a recuperar a sua auto estima,mostrando a elas como eram valiosas.
E já Lúcifer perdeu o céu por achar que por sua beleza merecia ser como Deus ( Isaías 14:14) ,e com um argumento parecido seduziu Eva (Gênesis 3:5).
A exaltação própria é um caminho perigoso.
Lembre-se: Auto estima é bem diferente do narcisismo ; Auto estima é saudável,te faz enxergar o seu valor ,a ser uma pessoa bem resolvida,mas o narcisismo te torna uma pessoa egocêntrica, e o pior de tudo,desvia o teu olhar de Deus e te faz achar que és merecedor de tudo,inclusive do sacrifício de Cristo.
Que possamos nos esvaziar do próprio eu,e focar mais em divulgar as qualidades de Cristo que as nossas.
Um forte abraço da sua amiga Jacy Santos.

*Narcisismo é o amor de um indivíduo por si próprio ou por sua própria imagem, uma referência ao mito de Narciso.


2 comentários:

  1. Perfeito! Fiz 6 anos de psicanálise, e pude me aprofundar nesse assunto do Narcisismo! Quase sempre a pessoa narcísica, não se dá conta dessa condição e então, se agrava cada vez mais suas atitudes!!! Sinto reconhecer que as igrejas,estão repletas de pessoas narcísicas! Se vacilarmos, notamos alguns dirigentes, no mesmo caminho! Igreja assim, não se sustenta!!! Afasta-se de Jesus Cristo!!! Parabéns!!!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por ler e deixar seu comentário,que Deus continue te abençoando!

      Excluir

Postagem em destaque

A que tens dado valor?

Constantemente nós buscamos oque de fato  não precisamos para uma vida boa levar. Diariamente a gente sofre silenciosamente tentando e...